Ações de Publicidade PCD – Um gigantesco mercado ainda pouco explorado no Brasil

Esta reportagem serve para que cada vez mais as empresas brasileiras se conscientizem da necessidade em ações de marketing inclusivo PCD; afinal no Brasil está população representa mais de 25 milhões de potenciais consumidores diretos o que representa um consumo médio ao ano de mais de 90 bilhões de reais, o suficiente para impulsionar qualquer negócio, enfatiza o presidente do Instituto Humanus Rodolfo Sonnewend.

Mas, os bons exemplos de empresas que investem pesado no mercado PCD ainda vem de fora, mas o Instituto está criando uma campanha que será lançada nos próximos meses que se chamará “Amigo PCD”. Mas por enquanto, vamos contar a história da Canadian Tire, que é uma rede de lojas, com sede em Toronto – Canadá, especializada em produtos para o lar, escritório, oficina e veículos. Fundada em 1922, a empresa faturou mais de 12 bilhões de dólares em 2016.

Sensibilizada com o assunto PCD, a empresa aproveitou os Jogos Paraolímpicos do Rio para lançar uma campanha que comoveu todo o planeta, gerando milhões de visualizações e aumentando ainda mais o faturamento em seu sistema de e-commerce. Acompanhe a entrevista com Eva Salem, vice-presidente de marketing da companhia.

Quando algo nasce para ser um viral, parece que isto acontece durante uma única noite, mas às vezes o viral pode levar um pouco mais de tempo – enfatiza Even.

Este comercial, que foi divulgado na TV durante os jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro e depois na Web – onde nos impressionou, pois gerou mais de 138 milhões de visualizações no momento desta publicação. Intitulado “Wheel”, este comercial, mostra como todos deficientes ou não, podem se unir através do esporte.

O vídeo abre com algumas crianças jogando basquete ao ar livre e quando a bola se desvia cai no quintal onde um menino observa sentado em uma cadeira de rodas, um dos jovens vai recuperar a bola e quando chega próximo dela, percebe o menino cadeirante que o está observando demonstra uma vontade enorme de participar da brincadeira. Neste momento, a cena fala por si só, esclarece Even. Infelizmente, passamos a sensação de que o garoto na cadeira de rodas é inicialmente percebido como incapaz de jogar. Mas isto vai mudar!

Na próxima cena percebemos que a bola está colocada na varanda do garoto cadeirante, já em outra cena ele aparece com ela no colo indo em direção ao local do jogo para devolvê-la para o time e, percebe que todos o esperam em sintonia com sua mobilidade reduzida. Isto é mágico e encerramos com o slogan: “We All Play For Canada to life” – todos nós jogamos para o Canadá e para a vida.

 Eva Salem, vice-presidente de Marketing da Canadian Tire Retail, ressaltou que a inclusão e a diversidade são valores fundamentais para nossa marca e as deficiências abrangentes em nossa estratégia de marketing nos permitem mostrar e celebrar um escopo mais amplo e, portanto, mais preciso de pessoas e suas diferenças. & #8220;We All Play for Canada” é mais do que um slogan da campanha; é um apelo à ação para todos os canadenses, incluindo aqueles com deficiência ” – Marketing Inclusivo.

“O esporte faz parte do DNA do Canadian Tire há 95 anos e temos um compromisso de longa data para comemorar, inspirar e encorajar o jogo. O esporte tem o poder de unir as comunidades e promove os valores que os canadenses compartilham, o principal entre aqueles que são inclusivos, encerra Eva. Assistam a este brilhante e emocionante comercial.

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