Acessibilidade Web: como fazer um site acessível com passos básicos

Matéria Growunder – Lisboa

Abordagem do Mercado Europeu

A criação de um site acessível e inclusivo parece um quebra-cabeças para muitos, mas é cada vez mais incontornável. Comece já a preparar-se com estas sugestões…

Acessibilidade porquê?

Em primeiro lugar, apostar na Acessibilidade dos sites é a coisa certa a fazer. É uma questão de ética, acima de tudo, que vai ao encontro do conceito de uma sociedade digital inclusiva, uma preocupação cada vez mais premente dos governos e das suas políticas.

Além disso, é uma forma de alargar a audiência potencial a que podemos chegar. Na União Europeia, há cerca de 80 milhões de pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência e o crescente envelhecimento da população vai aumentar esse número. Já no Brasil, existem mais de 50 milhões de pessoas com deficiências visuais.

Há dados que apontam que, em 2020, haverá mais de 120 milhões de cidadãos europeus com incapacidades, quer sejam pessoas cegas e surdas, quer tenham deficiências auditivas e visuais ou dificuldades funcionais e intelectuais.

Também temos que considerar a antecipação de Legislação futura que acabará por tornar a acessibilidade obrigatória.

A 3 de Maio de 2016, a Comissão Europeia apresentou uma proposta de lei que torna a acessibilidade obrigatória em todos os sites governamentais dos Estados-membro. Estamos a falar de páginas de Internet de organismos públicos, desde serviços administrativos a judiciais, passando por universidades, hospitais e bibliotecas e a realidade não tardará a ser mais abrangente, incluindo também o sector privado.

Acessibilidade para quem?

Tornar os sites acessíveis não tem apenas, como alvo as pessoas com deficiência. O conceito de acessibilidade vai ao encontro do princípio de universalidade da Internet que é também o grande poder do World Wide Web.

Assim, estamos a falar de tornar um site mais fácil de utilizar por toda a gente (mesmo a que não tem incapacidades) .

Voltando à questão do envelhecimento, a Europa é o continente com mais idosos em todo o mundo e a Acessibilidade também tem como particular alvo as pessoas mais velhas, que têm dificuldades de visão, que ouvem mal ou têm incapacidades físicas ou motoras.

Descobrindo como produzir um site acessível!

O Instituto Humanus tem toda uma equipe especializada para adequar o seu site, portal, aplicativo e e-commerce para as diretrizes da acessibilidade; consulte-nos.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *